terça-feira, 6 de outubro de 2009

Padova I

Olá :)
Como estão todos? Eu estou muito bem. Estou em Padova, na Itália. Parece que já cá estou há imenso tempo, mas visto bem só cá estou há menos de duas semanas.
Como sei que estou em falta com vocês, aqui vai um daqueles textos que mais vale imprimir para ler.
Estou na residência desde o dia 23 e admito que a primeira impressão foi deveras má. Muito má, mesmo. Mas agora que cá estamos, tudo é diferente. Somos cerca de 70 raparigas de Erasmus (paraíso para alguns, eu sei!), de toda a parte do mundo. Ainda não sei o nome de cerca de 99% delas, mas cá me vou safando no meu inglês manhoso. Divido o quarto com a Sara. O nosso quarto é porreiro. Tem duas camas, dois guarda-vestidos, duas secretárias, estantes (que servem de mercearia) e um lavatório. Mas até nos governamos bem neste pedaço de chão que nos concederam. Temos tudo muito organizado. Compramos umas cartolinas e fizemos calendários. E não, não pensem que é para contar os dias que faltam para irmos para casa, mas sim para assinalarmos actividades importantes, como viagens, a primeira Spritz ou a ida ao Santo António. Está demais. Também serve como livro de visitas, se bem que acho que não vamos ter assim tantas visitas. O mês de Setembro está compostinho. Tem a ida a Veneza e a Verona, a mudança para a residência…
Continuando… Ao entrar nesta residência parece que entramos num mundo antigo. As escadas são de pedra e as paredes estão cheias de frescos (ATENÇÃO: circular a mais de 30cm das paredes). Tivemos uma “aula” sobre a história da residência. Soube que por debaixo da residência estão as ruínas da Igreja de Sant’Eufemia. Mas não nos devemos preocupar porque a estrutura é resistente. Ah, em Fevereiro a residência fecha para obras (lucky me!). Nós “habitamos” no segundo piso, com um chão que fala a cada movimento das suas inquilinas. O nosso piso tem para aí 20 raparigas. São de todo o lado, mas a maioria deste piso são de países de leste. Algumas querem aprender a falar português! Ah, pois é!!!!! Em relação ao WC, há dois neste piso. Ou seja dois chuveiros e duas sanitas para 20 raparigas. Upa upa!! Mas até hoje não vi nenhum conflito de horários. Menos mal.


Depois temos a mini mini mini mini cozinha (já referi que é mini? :P). Tem duas placas de vitrocerâmica e montes de armários. Mas nós não guardamos nada na cozinha. Já vimos raparigas que não respeitam o nome escritos nas coisas. Por isso, fazemos o exercício com os cestos para cima e para baixo. A mini cozinha fica no primeiro piso. Cabem lá 18 pessoas a comer. Por isso, imaginem… Nós as duas, ou cozinhamos depois das 21h ou vamos à cantina jantar. Ahh, no nosso piso há dois frigoríficos para pormos as nossas coisas. Temos uma prateleira bem cheia, com chocolate escondido e tudo! :)
No piso da cozinha ainda temos um salão enorme e adivinhem! Está cheio de frescos. Isto é um museu. Ainda temos a sala de computadores com 5 computadores fixos e ligação à net para portáteis. Oba!!
No rés do chão temos mais salões, salas de jogos, sala de televisão, sala de estudo, ginásio (duvido que alguém vá lá!! Deve ser minúsculo) e biblioteca. Ainda temos a lavandaria, com duas máquinas de lavar e uma secar que cada utilização custa 1,5€… se quiserem contribuir, estão à vontade. Kidding!!! Para utilizar a lavandaria temos que escrever o número do nosso quarto numa tabela com os dias da semana e as horas. Passar a ferro, esse é que é o verdadeiro desafio. Há um ferro e uma tábua para a residência inteira!!! HELP! Vamos ver como corre esta parte.
Temos ainda um grande jardim. Acho que nunca vamos desfrutar dele, uma vez que é Outono e depois vem o Inverno e vocês já sabem a história. Se fosse como a Rory Gilmore encontraria a minha árvore! Mas nahh… no jardim temos o parque das bicicletas. Ainda não temos a nossa bicicleta, mas amanhã ela já cá deve estar. OBAAAAAAA :) Pai, aqui todas as bicicletas são parecidas com a tua! Lol. Aqui as bicicletas são um mundo. É possível comprar uma a 15€, no mercato Nero, se é que me entendem.
No outro dia encontramos no nosso quarto dois anéis de prata. Agora andamos à procura de compradores. Ainda acho que vamos fazer algum dinheiro com estes anéis.
Agora as aulas. Só tenho três cadeiras. Investment Decisions and Projects Evaluation, Sustainable and Renewable Resources (com um prof que esteve a dar aulas em Hong Kong durante 17 anos e não sabe funcionar com um portátil) e Environmental Planning Techniques (ordenamento do território). Estou a gostar muito. Principalmente das aulas de economia (e Sara, Bruno e Joana, não é pelo motivo que vocês pensam, tá??) Gosto mesmo do tema. Está-me nos genes!
A vida aqui é muito pacífica. Podemos sair até altas horas da noite que não tenho receio de andar na rua. E depois tem imensas lojas: Guess, Zara, Oysho, DisneyStore. Bro, tem uma loja que tu ias amar. Tirando a FootLocker. É uma loja de roupa daquela que tu gostas mesmo. Tem umas sapatilhas da Nike lindas na montra, para mim, claro. Já comi crepe de Nutella e os gelados da Grom… Pai, tens que cá vir. Estes gelados são de outro mundo. Nunca comi nada assim.
As refeições que fazemos na cantina também são a loucura. Temos sempre primeiro e segundo prato. Podemos comer os dois ou só um. E ainda temos sobremesa, que inclui gelado. Esta gente consegue comer o prato de massa, batatas fritas e gelado, tudo na mesma refeição. E ainda temos as bebidas que quisermos. Coca-Cola, água, vinho e cerveja. À descrição. E mais não digo!!
Já fui a Veneza… No comments. Sempre que puder vou lá estar.



Também fui a Verona. Andamos quase 20 km a pé nesse dia. Verona é linda. Quem me conhece sabe o que eu gosto. E sabe que gosto de cultura, museus e conhecer. Por isso, para mim isto é o mundo. É o agora ou nunca. Estou a amar. Quero conhecer tudo e mais alguma coisa. Ferrara, Bolonha, Roma, Nápoles, Florença, Pisa, Milão, Turim, Cagliari, Reggio di Calabria, Bari, Ljubljana, Malta, Zagreb, Dubrovnick, Budapeste, Viena e muito mais. Querem o meu NIB? Eu dou… Eh Eh!! Alguém quer vir?
Por último, mas nunca em último no meu picolo coração. Futebol. Ah, Falcao. Então, eu venho para fora e este homem começa a marcar golos que nem um louco? Não há direito. O Porto sempre a ganhar e eu não posso ver :( Quero ver um jogo cá em Itália… Do Mourinho e do Quaresma, claro!!!




Bem, por hoje fico por aqui…
Baci para todos**

4 comentários:

  1. Tenho acompanhado diariamente o teu blog e estou a adorar le-lo:)

    Continua a escrever e a postar fotos =)

    Beijinhos enormes com saudade para as duas:D

    Helena :*)(MIEA_FEUP)

    ResponderEliminar
  2. ai não, não é!!! isso é o que tu dizes!!! loool
    Gostei muito da minha passagem pelo vosso ERASMUS, principalmente por te ter posto a comer gelados grom e a beber spritz!!! hihihi
    lembra-me de te dar as fotos!

    beijinhos para as duas***

    ResponderEliminar
  3. tens mesmoo a certeza que não sabemo? Olha que sabemos..e muito bem! eheheeh

    ResponderEliminar
  4. Em relação a passar a roupa, a técnica era lavar e estender aquilo direitinho, depois era só dobrar com +/- jeito e tava feito. Em 5 meses não passei uma única peça. eheheh

    Bj e q continue tudo a correr mt bem, que bela vida, queres trocar? :)

    bj
    kiko

    ResponderEliminar