sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Before Christmas

Se me perguntarem qual é a minha estação preferida do ano, não sei responder. Não tenho uma preferida, há algumas que gosto menos. Mas se há uma época do ano que tem mais encanto para mim, é a do Natal. Principalmente os dias frios com sol, nos quais posso percorrer as ruas e olhar para as montras decoradas. Sentir o cheiro das castanhas assadas ao longe. Passear à noite para ver as decorações e as luzes de natal, como quando era pequena. Nos últimos anos, andam a tentar sabotar a minha paixão pelo Natal. Com cortes de ordenados e subsídios, perde-se a vontade de celebrar esta data. Para mim, o mais importante é ter a casa cheia, com a família reunida em torno da mesa. A preparação da ceia, dos doces de Natal, tudo feito em família. Adoro ver a felicidade dos mais pequenos quando abrem as prendas e descobrem algo inesperado. Sei que este Natal não vai ser tanto assim, mas vou tentar preservar o espírito, que tanto adoro, e claro tentar passar para os outros. Vou tentar transformar os “ursos” da família.
   

Este Natal decidi fazer as minhas próprias prendas, não vou dizer o que é, para não estragar a surpresa. Assim, fica mais leve para o bolso e representa o carinho que tenho pelos outros. Voltando agora ao tema central da vida de quase todos os portugueses, emprego. Todos os dias ouço as perguntas da praxe: “Já tentaste lá para fora?”, “Já enviaste currículo para a empresa X?”, “Porque não vais entregar currículos pessoalmente?”, entre outras. Sei que é por preocupação, mas estas perguntas relembram-me todos os dias da dificuldade em arranjar emprego. Para as lojas, tenho qualificação a mais ou experiência a menos. As empresas nem sequer publicam anúncios e os que publicam são para estágios profissionais. Por isso, divido os meus dias entre procurar novas empresas, frequentar o mestrado na FEP, fazer uma manta de tricot e inventar novos projetos, aos quais me possa dedicar. Neste momento, tenho 4 projetos em mente. Mas sozinha não consigo fazê-los chegar onde quero. Preciso da ajuda de todos, na parte da divulgação. A mim, quando um amigo me pede para por um ”gosto” numa página do Facebook e ponho. Se achar que é um projeto interessante, partilho. Entristece-me não ver o mesmo em relação a mim. Muitas vezes ouço as pessoas a descreverem com “proactiva”, “dinâmica”, “cheia de projetos”. Mas de que me adianta estes adjetivos se muitos não acreditam nos mesmos e não demonstram o seu apoio. Aproveito para agradecer aos que agem em conformidade com aquilo que descrevem da minha pessoa.
Apesar de tudo, tenho muitas coisas deliciosas na minha vida. Tenho o meu pilar fundamental (que me apoia e segura incondicionalmente), tenho a minha família (e futura família), tenho bons amigos (eles sabem quem são), tenho o dia de hoje e o de amanhã!


Rita D.*

domingo, 16 de junho de 2013

Bolo de Frutos Secos

O meu avô hoje celebra os seus 80 anos. Para presenteá-lo fiz este bolo de frutos secos, com cobertura de ovos moles e de caramelo!


quinta-feira, 6 de junho de 2013

BeMore

Muitos de vocês que passam por aqui já conhecem o novo projeto que estou a desenvolver com a minha amiga N, a Bemore. Significa "Sê mais". Algo que tento alcançar todos os dias: ser mais independente, ser mais carinhosa, ser mais criativa, ser mais positiva... Todos os dias pretendo aprender e fazer algo novo, mas não está a ser fácil. Não consigo mudar. Penso que vem da apatia inerente ao não ter nada para fazer. Ora bem, "vai passear" ou "vai andar de bicicleta" dizem vocês. Mas não me apetece. Para combater este sentimento, preciso de energia, que não tenho. O que faço para mudar? É que honestamente não sei a resposta.
Os dias passam a correr, mas as horas não. Parece complicado, mas não é. Por outras palavras, estamos em Junho e consigo contabilizar os dias, os meses que passaram desde que algo marcante me aconteceu. Acabei o estágio profissional em Março do ano passado. Arrendei a minha casa em Maio. Encontrei o rapaz mais do que perfeito para mim há mais de um ano. Perdi a minha avó em Agosto. Estes eventos parece que aconteceram à anos, mas não. Ao contrário andam as horas que teimam em passar. Tic-tac...
Sabem, por vezes penso no que alcancei desde que a minha avó faleceu. Fiz tanto com a Bemore, coisas que a deixariam por certo orgulhosa. Principalmente por serem em Gueifães, na terra dela. Sei que ela iria amar ajudar-nos, dar palpites e sugestões. E apareceria em todos os eventos, mesmo que isso lhe custasse horrores. Porque era assim que ela era e é isso que guardo dentro de mim, uma mulher corajosa e guerreira. Tento procurar essas qualidades dentro de mim, sei que as tenho, mas teimam em se deixar mostrar. A vida tal como a conhecia deixou de fazer sentido a 26 de Agosto. Sinto tanto a falta dela, de ela me telefonar logo a seguir ao jogo do Porto. Escolher um vestido para levar a um casamento tornou-se num martírio, só porque não a minha avó não está cá para me ajudar a transformá-lo. Por vezes, lembro-me do funeral e de todo o sofrimento desse dia. Ver tanta gente sofrer. Custa-me tanto, porque acima de tudo, a minha avó era minha amiga. 
Tenho muito orgulho na minha perseverança e vontade de trabalhar. Tenho muito orgulho no trabalho desenvolvido pela Bemore. Sei que vamos ser grandes, mas para isso temos que nos esforçar :) 
Já não escrevia há algum tempo e estava a precisar. Prometo não demorar tanto tempo outra vez.


Rita D.*

terça-feira, 26 de março de 2013

Bolo de Banana

Com este tempo chuvoso, o que sabe bem é um bolo de banana com sementes de papoila. Para os mais arrojados, com cobertura de glacè de limão! Simplesmente divinal...


quarta-feira, 13 de março de 2013

Bemore Creative

No próximo fim-de-semana (16 e 17 de Março), vai realizar-se a Exposição de Artesanato, Bemore Creative, em Gueifães, na Maia. Conta com o apoio da Junta de Freguesia de Gueifães, bem como de inúmeros artesãos portugueses.
Esta exposição, veículo privilegiado para a divulgação da arte e cultura portuguesa, conta com a participação de diversos artesãos, de diferentes tipos de artesanato.
A entrada é livre para visitantes e artesãos. 
A par da esposição irão decorrer algumas atividades, como workshops ou leitura de poesia. Um excelente programa para o fim-de-semana.


terça-feira, 12 de março de 2013

Bolo de Limão

Bolo de Limão, com cobertura de chocolate branco... Soberbo!


segunda-feira, 11 de março de 2013

Mousse de chocolate

Mousse de chocolate caseira... Uma verdadeira delícia!

Biscoitos

Biscoitos em forma de flor. Uma alternativa aos tradicionais ramos de flores para os Padrinhos! 
Decorados com glacè colorido. 


Chupas de Chocolate

Chupas de chocolate: 
- Chocolate de leite;
- Chocolate branco;
- Chocolate preto.

Decoração a gosto.
Sugestões: amêndoa, amendoim, avelãs, nozes, ... ou decorações coloridas.




Fotografia by Neuza Teixeira

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

WORKSHOP SABONETES NATURAIS - Especial Namorados

16 de Fevereiro, 15h00
Vila Nova de Gaia, Bar Laranja no Pátio
Aprenda a fazer sabonetes onde o cheiro, a cor, a forma e até a função terapêutica do seu sabonete serão escolhidas por si.
Inscrição de pares/casais com 6 euros de desconto.
MAIS INFO: http://bemore.pt/sabonetes-naturais/
INSCRIÇÕES: http://goo.gl/dRkvI


Bolo de chocolate 4

Bolo de chocolate com recheio de geleia de framboesa.


terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Eu costumava ter um sonho...

Depois de responder às perguntas para o meu outro blog (e da Neuza: http://bemore-thedreambuilders.blogspot.pt/), comecei a pensar nos meus sonhos e objetivos. Tenho-me perguntado como vim aqui parar, a este presente. E questiono se o futuro será melhor. Não tenho o direito de me queixar, eu sei. Tenho perfeita noção da sorte que tenho. Mas antigamente eu sonhava mais, planeava mais. Hoje, não me posso dar ao luxo de desenhar planos a longo prazo. Planear uma viagem a uma capital europeia tornou-se numa missão impossível. Pensar em ter casa própria e independência financeira é uma utopia. Nem sequer posso dar me ao luxo de adoecer. Eu e muitos. Com 26 anos co tava já ter atingido alguns patamares, mas que me agora não soa viáveis. O que aconteceu?
Os dias repartem-se entre emprego e a casa. Cinema não sei o que isso é. Tomar café com os amigos também não. Os tempos livres são dedicados à procura de um amanhã melhor. Tentar inovar, divulgar os meus doces, inscrever-me em feiras de objetos usados. Partiram-me o vidro retrovisor do carro e não consigo conserta-lo. Não digo isto para terem não pena de mim. Digo isto porque é triste a realidade a que chegamos. E como já disse antes, eu tenho sorte. Muita. E as pessoas que não têm a mesma sorte que eu? Como sobrevivem?
Quem lê este blog e me conhece, sabe que sofro por toda a gente. Mas quero falar-vos da Anocas, uma menina doa escola da minha mãe, com um problema grave e raro, um glioma das vias óticas. Este domingo a Associação de pais organizou mais uma iniciativa para ajudar a Anocas e eu resolvi participar. Fiz uns chupas de chocolate e doei as receitas à Associação. A Anocas entretanto apareceu. Como um raio de sol. Com 7 anos e um monstro que a assombra, entrou e sorriu para toda a gente. Distribuiu abraços. É como a minha mãe diz. É uma verdadeira caixinha de música, onde podemos receber alguma alegria e energia para os dias seguintes. Se puderem ajudar, entrem em contacto com a Associação de pais. Há inúmeras formas de contribuir. 

Eu tenho um sonho, já dizia o Martin Luther King. O meu sonho é viver num mundo melhor... 

Rita D.*